terça-feira, 30 de agosto de 2011

JOSÉ CARLOS BELIZÁRIO VISITA PROJETO




                       José Carlos Belizário, PSDB - Nova Odessa, visitou no último sábado, dia 27 de agosto, a EMEF (Escola Municipal de Ensino Fundamental) Paulo Azenha, na Vila Azenha, em Nova Odessa, que realizou a 3ª edição do Projeto Folcloreando, desenvolvido durante o primeiro semestre.           

                    O Projeto, que envolveu temas Folclórico e Meio Ambiente, colocou à mostra todos os trabalhos desenvolvidos durante o primeiro semestre por todos da Escola, de 5 a 10 anos, do 1º ao 5º anos, envolvendo a produção de literatura de cordel, maquetes, diversas brincadeiras típicas, artesanatos com produtos reciclados, painéis com fotos, entre outras.

sexta-feira, 26 de agosto de 2011

ÁGUA PARADA

Água parada em rua preocupa moradores


                      O vereador José Carlos Belizário (PSDB) está pedindo providências da Prefeitura para solucionar um problema que atinge moradores dos bairros Jequitibás e Santa Rita II. É o acúmulo de água na via pública da Rua Oscar Araium, que ocasiona transtornos como o mau cheiro aos munícipes. Segundo Belizário, é preciso que a Administração Municipal implante bocas-de-lobo para resolver o problema.
                       O vereador teve aprovado na sessão de segunda-feira (22/8) requerimento assinado também por Vagner Barilon (PSDB) e o presidente da Câmara, professor Adriano Lucas Alves (PSDB). De acordo com Belizário, no ano passado o Setor de Obras informou que limparia o local para verificar se não havia algum impedimento para o empoçamento de água na rua. Naquele momento, a Prefeitura informou que não tinha possibilidade de construção de galerias pluviais.
                        Conforme Belizário relata, os munícipes dizem que o problema continua e estão preocupados com a água parada na rua, que causa transtornos aos pedestres que trafegam pelo local, devido ao abuso de velocidade de alguns condutores. A informação é que os veículos passam sobre a água e acabam molhando os pedestres, na esquina da Rua Oscar Araium com a Rua Pedro Jankovits, além de ocasionar danos à malha asfáltica.
                          Nesse contexto, a finalidade da eliminação da água parada é de dar mais respaldo aos pedestres que trafegam pelo bairro. “É uma reclamação constante que recebo dos munícipes do Jequitibás. O pessoal diz que fica um odor forte, malcheiroso”, explicou Belizário. Segundo o vereador, é necessária uma intervenção ampla da Prefeitura no caso. “Tem que colocar boca-de-lobo, mas não só em uma rua, no bairro todo”, defendeu Belizário.

 Igor Hidalgo em 24/08/2011

JOSÉ CARLOS PARTICIPARA DE REUNIÃO NA SECRETARIA DE SEGURANÇA PÚBLICA

Através de debate promovido em Nova Odessa vereadores são recebidos por secretário de Segurança


                      Há cerca de dois meses houve um debate sobre a segurança pública na Câmara de Nova Odessa, neste encontro surgiu a necessidade de realizar uma reunião com o secretário de Segurança Pública do Estado, Antonio Ferreira Pinto. Intermediada pelo deputado estadual, Cauê Macris (PSDB), que participou do debate, esta reunião aconteceu na manhã desta segunda-feira, dia 22 de agosto.
                      A Câmara de Nova Odessa foi representada pela bancada tucana, composta pelo presidente do Poder Legislativo, Adriano Lucas Alves, e os vereadores José Carlos Belizário e Vagner Barilon. Além do vereador Antonio José Rezende Silva (PDT). Ao todo haviam sete cidades da RMC (Região Metropolitana de Campinas), representadas por 17 vereadores, e pelo prefeito de Nova Odessa, Manoel Samartin (PDT).
                        A discussão girou em torno de basicamente um assunto: o aumento do efetivo da Polícia Civil e reestruturação da mesma. As autoridades políticas também falaram ao secretário sobre a necessidade de mudança da Delegacia Seccional de Americana, que atende nove cidades, de responder para o Deinter 2 (Campinas), ao invés de ser para o Deinter 9 (Piracicaba), como ocorre hoje.
                        “É interesse de todos que o problema seja resolvido. Acreditamos em um esforço do secretário para suprir esta defasagem”, afirmou o deputado Cauê que intermediou as discussões. De acordo com o deputado, dos 31 delegados e 291 servidores que atuam pela Seccional, mais de 40% estão em fase de se aposentar. Além disso, não tem equipe de plantão, pouca gente se interessa para ir trabalhar na Seccional de Americana, o quadro é desanimador.
                          O Secretário de Segurança de Americana, investigador Adnei Brochi, traçou um panorama da região. Ele apontou a Seccional de Americana como uma das piores do Estado em relação ao capital humano. “É consenso de todos que o que precisa é de mais material humano”, afirmou. O presidente da Câmara de Nova Odessa, professor Adriano, reforçou que “a medida que a população vem crescendo no decorrer dos anos nosso efetivo vem diminuindo drasticamente”.
                           O secretário do Estado afirmou que o grande desafio da pasta hoje é a defasagem. “Vamos estudar e enfrentar o problema da melhor forma”, afirmou. Segundo ele, no Estado inteiro faltam delegados, escrivães e investigadores e será estudada a possibilidade de criar cargos. Ele informou que desde 1995 nenhum cargo foi criado na Polícia Civil. “Cresceu desordenadamente e não se previu a criação de cargos. É um quadro difícil, bastante complexo, estamos nos debruçando sobre ele”, salientou.
                            O secretario informou ainda que vai analisar a possibilidade de mudança da Seccional de Americana para a Deinter 2 – Campinas. Sobre a instalação de uma Seccional em Sumaré não vê com bons olhos, pois em sua avaliação é apenas um órgão administrativo, eminentemente burocrático, vai consumir mais pessoas e tirar policiais da rua.
                           O Delegado-Geral da Polícia Civil, Marcos Carneiro, que estava acompanhando o Secretario de Estado, traçou um panorama da situação de segurança pública no Estado atualmente. Atendendo a convite do deputado Cauê, ele se comprometeu a fazer uma visita na Seccional de Americana e cidades vizinhas, em setembro e uma reunião com os prefeitos das cidades que integram a Seccional. Para o deputado Cauê Macris o encontro foi importante. “O secretário recebeu diretamente as demandas da nossa região e se mostrou disposto a ajudar. Saímos com algumas posições concretas, o que nos deixou animados. É uma luta de toda região”, disse Cauê.
                              Vagner Barilon comentou que trata-se de uma questão regional, pois as dificuldades da Polícia Civil se refletem em toda cidade da região “O relato que pudemos passar hoje é da real situação que nós políticos vemos e recebemos da população. Precisa melhorar a questão de pessoal. A reunião dos prefeitos com o Delegado-Geral já é um grande avanço para regionalizar esta questão, porque sozinha Nova Odessa não vai conseguir mudar em nada a questão de segurança”, afirmou.
                             Para o vereador Belizário tanto o Governo do Estado como a Secretaria tem que assumir um compromisso para melhorar a segurança pública. “A crise é geral, precisa de maior dedicação para ter melhor qualidade de vida para a população”, disse. “Percebemos o empenho de toda região nisso, entendemos que a questão da Seccional na ótica deles não é viável, mas vimos a possibilidade de mudança da Deinter para Campinas, o que reflete em ganho de material humano e que é um grande passo”, reforçou o presidente de Nova Odessa, Adriano Lucas Alves.


Marineuza Lira em 22/08/2011

RECAPEAMENTO

PESCARIA

sexta-feira, 12 de agosto de 2011

ENCONTRO JUVENTUDE DO PSDB ESTADUAL


             O vereador José Carlos Belizário participou do 3º Encontro da Juventude do PSDB Estadual, (06/08/2011), no Plenário da Câmara Municipal de Nova Odessa.


quarta-feira, 10 de agosto de 2011

PESCARIA EM LAGOA

Belizário pede volta de pescaria em lagoa



Igor Hidalgo em 09/08/2011

                                                 FOTO: OSMAR AZOL FERNANDES/ASSESSORIA



                  O vereador José Carlos Belizário (PSDB) está reivindicando junto à Prefeitura de Nova Odessa providências para que sejam retomadas as atividades de pesca na lagoa do Parque Ecológico Isidoro Bordon, que se encontra bastante assoreada. Segundo Belizário, diversos munícipes o procuram cobrando a volta do projeto iniciado em 2008 e que permitia a pesca como lazer aos aposentados e maiores de 60 anos. Conforme relatos ouvidos pelo vereador, de tão assoreada que a lagoa está, é possível atravessá-la por uma pessoa a pé.
                   Em outubro de 2008 a Administração Municipal iniciou o projeto, cujas inscrições foram feitas na sede da Coordenadoria de Meio Ambiente. A atividade era realizada sempre às segundas-feiras, para não comprometer o funcionamento cotidiano do Parque – considerado como Zoológico Municipal. Além das regras básicas, os usuários deviam seguir um regulamento, que permitia apenas a utilização de varas longas de bambu ou telescópica. Além disso, os pescadores só podiam utilizar iscas naturais e com a obrigação de levar os “apetrechos” para a pesca. A informação é que a Coordenadoria tinha mais de 250 pessoas cadastradas.
                  Entretanto, em dezembro de 2009 a Prefeitura anunciou que, com um aumento súbito das chuvas, as atividades do projeto tinham sido “provisoriamente suspensas”. De acordo com a divulgação oficial, a medida foi tomada porque, com o volume de chuvas e das enxurradas que elas causaram na época, a lagoa do Parque recebeu muita sujeira. A contaminação da água inclusive tinha sido detectada em análises da Coden (Companhia de Desenvolvimento).
                  O vereador Belizário esteve pessoalmente no local e afirma que o assoreamento da lagoa do Parque Isidoro Bordon torna a prática da pesca inviável. Segundo ele, diversos moradores da cidade e que usufruíam da atividade cobram providências para que a opção de lazer retorne. “O pessoal está cobrando a gente sobre a volta da pescaria na lagoa”, contou Belizário.
                  Mas desde antes do projeto ser interrompido o vereador pede providências. Em requerimento datado de setembro de 2009, Belizário já cobrava a colocação de peixes na lagoa, porque os frequentadores relatavam a diminuição na quantidade dos animais. Para ele, as medidas de desassoreamento da lagoa e retomada do projeto são urgentes. “É preciso mais compromisso da Administração com a população, que perde com a falta dessa opção de lazer”, finalizou.

REQUERIMENTOS, INDICAÇÕES E MOÇÕES

quarta-feira, 3 de agosto de 2011

VEREADOR VISITA BAIRRO

VEREADOR VISITA BAIRRO PARA OUVIR REIVINDICAÇÕES DE MORADORES



        O Vereador José Carlos Belizário (PSDB) realizou uma visita no Bairro Chacaras Acapulco, na última quarta-feira, dia 27 de julho,  para ouvir as reivindicações dos moradores do referido Bairro.
        Os moradores estão enfrentando dificuldades devido às péssimas condições das estradas (período de chuvas),  segundo relato dos moradores, as crianças, neste período para freqüentar as aulas caminham a pé, em virtude do ônibus escolar não conseguir transitar na estrada.
        Outras solicitações dos moradores é ausência de saneamento básico (água tratada e coleta de esgoto) e transporte coletivo.