sexta-feira, 26 de agosto de 2011

JOSÉ CARLOS PARTICIPARA DE REUNIÃO NA SECRETARIA DE SEGURANÇA PÚBLICA

Através de debate promovido em Nova Odessa vereadores são recebidos por secretário de Segurança


                      Há cerca de dois meses houve um debate sobre a segurança pública na Câmara de Nova Odessa, neste encontro surgiu a necessidade de realizar uma reunião com o secretário de Segurança Pública do Estado, Antonio Ferreira Pinto. Intermediada pelo deputado estadual, Cauê Macris (PSDB), que participou do debate, esta reunião aconteceu na manhã desta segunda-feira, dia 22 de agosto.
                      A Câmara de Nova Odessa foi representada pela bancada tucana, composta pelo presidente do Poder Legislativo, Adriano Lucas Alves, e os vereadores José Carlos Belizário e Vagner Barilon. Além do vereador Antonio José Rezende Silva (PDT). Ao todo haviam sete cidades da RMC (Região Metropolitana de Campinas), representadas por 17 vereadores, e pelo prefeito de Nova Odessa, Manoel Samartin (PDT).
                        A discussão girou em torno de basicamente um assunto: o aumento do efetivo da Polícia Civil e reestruturação da mesma. As autoridades políticas também falaram ao secretário sobre a necessidade de mudança da Delegacia Seccional de Americana, que atende nove cidades, de responder para o Deinter 2 (Campinas), ao invés de ser para o Deinter 9 (Piracicaba), como ocorre hoje.
                        “É interesse de todos que o problema seja resolvido. Acreditamos em um esforço do secretário para suprir esta defasagem”, afirmou o deputado Cauê que intermediou as discussões. De acordo com o deputado, dos 31 delegados e 291 servidores que atuam pela Seccional, mais de 40% estão em fase de se aposentar. Além disso, não tem equipe de plantão, pouca gente se interessa para ir trabalhar na Seccional de Americana, o quadro é desanimador.
                          O Secretário de Segurança de Americana, investigador Adnei Brochi, traçou um panorama da região. Ele apontou a Seccional de Americana como uma das piores do Estado em relação ao capital humano. “É consenso de todos que o que precisa é de mais material humano”, afirmou. O presidente da Câmara de Nova Odessa, professor Adriano, reforçou que “a medida que a população vem crescendo no decorrer dos anos nosso efetivo vem diminuindo drasticamente”.
                           O secretário do Estado afirmou que o grande desafio da pasta hoje é a defasagem. “Vamos estudar e enfrentar o problema da melhor forma”, afirmou. Segundo ele, no Estado inteiro faltam delegados, escrivães e investigadores e será estudada a possibilidade de criar cargos. Ele informou que desde 1995 nenhum cargo foi criado na Polícia Civil. “Cresceu desordenadamente e não se previu a criação de cargos. É um quadro difícil, bastante complexo, estamos nos debruçando sobre ele”, salientou.
                            O secretario informou ainda que vai analisar a possibilidade de mudança da Seccional de Americana para a Deinter 2 – Campinas. Sobre a instalação de uma Seccional em Sumaré não vê com bons olhos, pois em sua avaliação é apenas um órgão administrativo, eminentemente burocrático, vai consumir mais pessoas e tirar policiais da rua.
                           O Delegado-Geral da Polícia Civil, Marcos Carneiro, que estava acompanhando o Secretario de Estado, traçou um panorama da situação de segurança pública no Estado atualmente. Atendendo a convite do deputado Cauê, ele se comprometeu a fazer uma visita na Seccional de Americana e cidades vizinhas, em setembro e uma reunião com os prefeitos das cidades que integram a Seccional. Para o deputado Cauê Macris o encontro foi importante. “O secretário recebeu diretamente as demandas da nossa região e se mostrou disposto a ajudar. Saímos com algumas posições concretas, o que nos deixou animados. É uma luta de toda região”, disse Cauê.
                              Vagner Barilon comentou que trata-se de uma questão regional, pois as dificuldades da Polícia Civil se refletem em toda cidade da região “O relato que pudemos passar hoje é da real situação que nós políticos vemos e recebemos da população. Precisa melhorar a questão de pessoal. A reunião dos prefeitos com o Delegado-Geral já é um grande avanço para regionalizar esta questão, porque sozinha Nova Odessa não vai conseguir mudar em nada a questão de segurança”, afirmou.
                             Para o vereador Belizário tanto o Governo do Estado como a Secretaria tem que assumir um compromisso para melhorar a segurança pública. “A crise é geral, precisa de maior dedicação para ter melhor qualidade de vida para a população”, disse. “Percebemos o empenho de toda região nisso, entendemos que a questão da Seccional na ótica deles não é viável, mas vimos a possibilidade de mudança da Deinter para Campinas, o que reflete em ganho de material humano e que é um grande passo”, reforçou o presidente de Nova Odessa, Adriano Lucas Alves.


Marineuza Lira em 22/08/2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário