quarta-feira, 10 de agosto de 2011

PESCARIA EM LAGOA

Belizário pede volta de pescaria em lagoa



Igor Hidalgo em 09/08/2011

                                                 FOTO: OSMAR AZOL FERNANDES/ASSESSORIA



                  O vereador José Carlos Belizário (PSDB) está reivindicando junto à Prefeitura de Nova Odessa providências para que sejam retomadas as atividades de pesca na lagoa do Parque Ecológico Isidoro Bordon, que se encontra bastante assoreada. Segundo Belizário, diversos munícipes o procuram cobrando a volta do projeto iniciado em 2008 e que permitia a pesca como lazer aos aposentados e maiores de 60 anos. Conforme relatos ouvidos pelo vereador, de tão assoreada que a lagoa está, é possível atravessá-la por uma pessoa a pé.
                   Em outubro de 2008 a Administração Municipal iniciou o projeto, cujas inscrições foram feitas na sede da Coordenadoria de Meio Ambiente. A atividade era realizada sempre às segundas-feiras, para não comprometer o funcionamento cotidiano do Parque – considerado como Zoológico Municipal. Além das regras básicas, os usuários deviam seguir um regulamento, que permitia apenas a utilização de varas longas de bambu ou telescópica. Além disso, os pescadores só podiam utilizar iscas naturais e com a obrigação de levar os “apetrechos” para a pesca. A informação é que a Coordenadoria tinha mais de 250 pessoas cadastradas.
                  Entretanto, em dezembro de 2009 a Prefeitura anunciou que, com um aumento súbito das chuvas, as atividades do projeto tinham sido “provisoriamente suspensas”. De acordo com a divulgação oficial, a medida foi tomada porque, com o volume de chuvas e das enxurradas que elas causaram na época, a lagoa do Parque recebeu muita sujeira. A contaminação da água inclusive tinha sido detectada em análises da Coden (Companhia de Desenvolvimento).
                  O vereador Belizário esteve pessoalmente no local e afirma que o assoreamento da lagoa do Parque Isidoro Bordon torna a prática da pesca inviável. Segundo ele, diversos moradores da cidade e que usufruíam da atividade cobram providências para que a opção de lazer retorne. “O pessoal está cobrando a gente sobre a volta da pescaria na lagoa”, contou Belizário.
                  Mas desde antes do projeto ser interrompido o vereador pede providências. Em requerimento datado de setembro de 2009, Belizário já cobrava a colocação de peixes na lagoa, porque os frequentadores relatavam a diminuição na quantidade dos animais. Para ele, as medidas de desassoreamento da lagoa e retomada do projeto são urgentes. “É preciso mais compromisso da Administração com a população, que perde com a falta dessa opção de lazer”, finalizou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário